segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Davi, Rei de Israel


Hoje eu quero falar de alguém muito especial . Este homem foi o maior exemplo para todos nós e seria ótimo se todo cristão procurasse viver da mesma maneira que ele, no que diz respeito ao comprometimento com Deus.
O que mais me faz pensar sobre sua vida, é que este homem não foi perfeito aos nossos olhos,ao contrário,foi um homem como todos os outros, cheio de falhas, e em algumas vezes, podemos dizer que foi até cruel; então porque considerar especial alguém assim?

Quando resolvi estudar os livros dos Reis de Israel percebi que o sucesso destes estava sempre condicionado ao grau de compromisso que tiveram com Deus, e observando o rei Davi, vi que o comprometimento dele com O Senhor dos Senhores foi pleno e exclusivo, por isso, sempre que precisava tomar qualquer decisão,ele consultava ao Senhor, e seguia sempre conforme a vontade de Deus. Apesar de ser um grande guerreiro, não gostava de matar, e em certas ocasiões, porque não dizer, foi ate condescendente; quando estava sendo perseguido pelo Rei Saul,teve a oportunidade de matá-lo, mas ele não tocou em Saul porque temia ao Senhor;(1 sam.24:4).

Davi poupou a vida do Rei por que entendia que este era o ungido de Deus.Também percebemos que todas as nossas atitudes ao longo vida tem suas consequencias; e com o Rei Davi não podia ser diferente, quando ele se apaixonou pela mulher de Urias (2.sm.111-27) e tomou aquela decisão contra o seu oficial, ele não imaginou que isto lhe traria tantos problemas.mesmo tendo aceito a repreensão do Senhor atraves do profeta Natã, e se arrependendo de sua atitude, Deus o avisa das consequencia do seu ato(2.Sm.12:10-13).Porque será que mesmo depois do arrependimento de Davi as turbuléncias em sua família não cessaram?Seria porque as consequencia do pecado não é revogavel?

Quando o apóstolo Pedro cortou a orelha do soldado, Jesus o advertiu dizendo " que quem vive pela espada, morre pela espada"(Mt.,26;52) mas voltando ao Rei Davi, o que o fez diferente, e lhe valeu o título tão importante foi o simples fato de ser um verdadeiro servo de Deus e ter um coração humilde, vejamo com ele se coloca diante de Deus em uma de suas orações"SENHOR,NÃO ME REPREENDA NA TUA IRA NEM ME CASTIGUES NO TEU FUROR.TEM COMPAIXÃO DE MIM,SENHOR,PORQUE OS MEUS OSSOS ESTÃO ABALADOS......."SL.6:1,2.

Ele nunca se apresenta diante de Deus com altivez ou orgulho , mas demostra -se dependente da misereicordia deDeus.Em tudo que observamos na palavra de Deus sempre há magnificos ensinamentos e com o querido irmão Davi Rei de Israel aprendemos que o segredo do sucesso é ser completamente dependente da vontade do Senhor, pois ELE sabe o que é melhor pra nós.Graça e paz.

Um comentário:

  1. o rei Davi de Israel,é pra mim tambem um grande exemplo de servo,porque ele obedecia os mandamentos do seu Criador

    ResponderExcluir