quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sansão e Dalila

Para viver em nossos dias, um cristão de fato deve ter o cuidado de estudar muito a palavra de Deus para não levar gato por lebre, pois ultimamente tem surgido séries e filmes contando histórias com tantos acréscimos que as vezes me pergunto se estão sendo úteis ou não.
A história do homem de Deus chamado Sansão é muito importante para quem procura conhecer um pouquinho do quanto um servo de Deus pode fazer se for fiel aos propósitos a que fora destinado, mas também ensina que a desobediência aos mesmos, trará danos irreparáveis. Sempre que o povo de Israel deixava de observar as Leis dadas por Deus através do seu servo Moisés, as coisas se complicavam, os inimigos se levantavam, e a luta pela sobrevivência se tornava uma constante em suas vidas; parece tão inadequado, não é mesmo? Se eles são os escolhidos de Deus e venceram tantas batalhas que pareciam impossíveis, porque de uma hora para outra tornavam-se vítimas?
Diga-se de passagem, que eles não eram um grupinho de pessoas débeis, ao contrário, eram um povo forte e corajoso (os descendentes de Dã somavam nada mais que sessenta e quatro mil e quatrocentos segundo suas famílias Nm.26:42,43), isto se repetia nas doze tribo, é só ver o cap. 26 do livro de Números.
Só tem uma coisa que causaria esta debilidade: A DESOBEDIÊNCIA. Sabemos que Deus é acima de tudo um pai, que ama e corrige, quando necessário, e também que Ele é imutável, e como tal quando dá uma ordem, ela deve ser cumprida.
Eu sei que pra quem não é cristão, vive nos padrões da permissividade excessiva, onde muitas vezes os pais acreditam que não se deve dizer não aos filhos, achará esta posição de Deus muito severa, mas vale lembrar que, segundo o próprio Senhor dos Senhores em Isaías 55:8,9 "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o senhor......". Assim fica claro que a nossa limitada capacidade intelectual não nos capacita questioná-Lo, já que de tudo sabemos em nossas vida, a única plena certeza que temos é que todos, sejamos muito ricos ou muitíssimo pobres, um dia morreremos.
Eu particularmente, não me atrevo a duvidar ou desobedecer, pois, é muito mais inteligente acatar as ordem de quem é o senhor da minha vida. Certa vez Jesus disse:"Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes......Mt.10:28".
Mas voltando ao nosso amigo Sansão, ele foi nascido com um propósito definido, libertar o povo do julgo do inimigo os Filisteus. Entretanto, mesmo sendo fiel ao Senhor ele só se encantava por mulheres filistéias.. Apesar da sua desobediência, Deus realizou o seu propósito.
Nós escolhemos fazer as coisas da forma que mas nos agrada, mesmo sabendo que a vontade de Deus não esta sendo cumprida, achamos que Ele nos entenderá, mas eu te pergunto, você, como ser humano, limitado pelo tempo, entende quando alguém recebe para te prestar um serviço do jeito que você queria, mas o cidadão não te dá a mínima e faz o bem quer, você ficaria feliz com isso?
É só pra pensarmos. Dalila era uma prostituta, mas podia ter uma atitude diferente se quisesse, pois ela foi movida apenas pela ganância. Se parasse para pensar, poderia ter sido uma das mulheres com uma atitude mias sábia como foi Raabe, que entendeu ser melhor ficar ao lado do povo de Deus (Js.2:4a11), ou ainda como Abigail que teve a sabedoria para salvar sua família e foi abençoada com o seu casamento com o Rei Davi quando ficou viúva (ISm.25:18a35).
É sempre bom analisarmos as nossas escolhas, ver se realmente a voz do povo é a voz de Deus. Diga-se de passagem, que esta frase não é verdadeira. Basta observar a quantidade de políticos corruptos que são escolhido pelo povo.
Deus nos permitiu sermos o que somos, devemos valorizar as virtudes que nos deu, Ele nos capacitou a compreender as coisas, fazer a diferença, e seguir o verdadeiro caminho. Deus é perfeito, nos ama e sempre cuida dos seus filhos. É muito bom adorá-Lo, é sempre melhor louvá-Lo, bendizê-Lhe o nome, pois a Ele pertence a terra e tudo que nela contém.

4 comentários:

  1. muito bom seu comentario discernimento e conhecimento vindos do espirito santo parabens,uma pergunta vc e testemunha de JEOVA´?um abraço.

    ResponderExcluir
  2. amei, que Deus continue te abençondo!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Parabéns pelo blog. Gostaria de convidar a acessar http://omeualvo.blogspot.com.br
    Deus abençoe

    ResponderExcluir